Um dos nomes mais importantes da música instrumental brasileira traz no dia 28 de março a Santa Maria o seu novo projeto, “Esperançar”. O passo-fundense vencedor do Grammy Latino Yamandu Costa se apresenta no Theatro Treze de Maio às 21h. O artista promete uma apresentação com improviso e exploração do violão sete cordas, evidenciando as possibilidades do instrumento em que é especialista, sem as exigências de uma interpretação fiel à composição. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro Treze de Maio e no site Blue Ticket.Depois de uma turnê bem-sucedida pela Europa, com passagens pela Áustria e Portugal, Yamandu traz a Santa Maria um concerto que tem a intenção de dividir com as pessoas sentimentos que o mundo viveu durante o momento da pandemia da Covid-19. Segundo o artista, foi um momento onde a música e as artes em geral tiveram um papel mais fundamental do que nunca.–Quando fiquei em casa, durante essa temporada em que todos os concertos começaram a ser cancelados, entrei em uma imersão de composição que foi de alguma maneira algo muito salvador. “Esperançar” retrata exatamente isso: são músicas que eu vou explicando no decorrer do concerto de que forma foram feitas, e pra que foram feitas – conta Yamandu.
DE PASSO FUNDO A PORTUGAL
O artista vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental em 2021 por “Bachianinha”, disco com Toquinho, é considerado um dos maiores violonistas do mundo. Ele começou a estudar violão aos sete anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo Os Fronteiriços, e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Sua grande escola musical foi a música folclórica do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. A música de Yamandu bebe da fonte de várias vertentes como choro, bossa nova, milonga, tango, samba e até chamamé.
Atualmente, Yamandu Costa tem a carreira consolidada em Portugal, onde mora, em Lisboa, e trabalha com o intuito de renovar a música popular brasileira e latino-americana. Ele conta que Esperançar traz músicas que foram feitas em homenagem a lugares que ele não conseguiu ir e também sobre situações que o artista viveu dentro de casa no período de confinamento.– Há muitas experiências, muitas inquietudes e incertezas que todos nós compartilhamos. Essa insegurança enorme do que viria pela frente. É muito bom poder levar esse concerto ao Brasil e mostrar para as pessoas um pouco dessas experiências de uma forma bastante positiva – finaliza.Após a temporada no Brasil, Yamandu Costa segue para apresentações na Espanha e no Canadá. Esperançar em Santa Maria é uma realização de Eduardo Holmes Produções.
Agende-se
O quê – Concerto “Esperançar” de Yamandu Costa
Quando – 28 de março, às 21h
Onde – Thetaro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho
Quanto – R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia-entrada)
Ingressos – Na bilheteria do Theatro e no site bluticket.com.br